Hoje em dia estamos cada vez mais habituados a ver por todos os lados os termos Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. E nesta linha, as empresas estão se voltando para atividades e atitudes, dentro e fora de si, mais responsáveis, tentando mostrar a nós, consumidores, clientes e prospects, que elas tem se preocupado com o assunto.
Uma destas atitudes é a adoção de papel reciclado em suas comunicações e materiais de divulgação, porém, por vezes, vemos os designers e comunicadores olhando meio "torto" para este tipo de papel, pois "apaga" as imagens impressas ou dá a impressão do material estar sujo.
Bom, a dica que deixo aqui hoje, é uma das alternativas a esse papel: atualmente tem sido usado o Papel Certificado. Um pouco sobre ele abaixo.
Recomendada pelo WWF (World Widlife Foundation), a certificação do papel, conferida pelo selo FSC (Forest Stewardship Council), indica que sua a madeira, ao ser extraída para a fabricação, passa por processos que unem interesses ambientais, sociais e econômicos. Ou seja, não há desmatamento para a sua produção, todos os direitos dos trabalhadores envolvidos na extração da madeira são respeitados, além de assegurar que os habitantes em torno da floresta não sejam prejudicados pela exploração da área.
Algumas empresas como Real/Santander, Editora Globo, Wal Mart e Natura, vem adotando o Papel Certificado para seus materiais impressos.
Na verdade, reciclado ou certificado, ainda é papel e passa por processos que, de certa forma, agridem o meio ambiente e os que o rodeiam. O ideal mesmo é utilizarmos e reutilizarmos cada vez menos, galera.
Leia mais sobre o assunto:
- Último segundo - IG;
- Caderno de Mídia - Portal de Imprensa - UOL;
- Akatu.
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