sábado, 12 de junho de 2010

Descaso com um idoso

Sempre que vou de ônibus para o trabalho já o pego com todos os assentos ocupados, portanto, vou de pé. Em determinada linha, consigo "escolher" o melhor local para a viagem nesta condição incomodar menos. Neste dia eu tinha sido a 3a pessoa a estar em pé, fiquei próxima a catraca pois ali é um lugar onde fica menos entupido quando o ônibus enche demais. E perto de mim, de cor amarela, 5 opções de assento para idosos, obesos, grávidas e pessoas com crianças de colo.

Nos bancos estavam 1 senhor, uma grávida, uma mulher de uns 35 anos, um rapaz e uma moça (já adormecida) de uns 28 anos. Acontece que, uns 4 pontos depois de mim, entrou uma senhora com idade já avançada, pelo menos aparentemente. Ela passou pela roleta e se instalou, em pé, na mesma direção que eu, do outro lado. Olhei para ela, olhei para as pessoas nos assentos, haviam três opções, uma delas dormindo.

As pessoas olharam e fingiram que não viram, fiquei agoniada pensando que mais a frente subiríamos e desceríamos uma serra e aquela senhora ali em pé não seria uma boa opção. Até que o motorista, sem sair do ponto onde a pegou, olhou para trás e começou a falar: "Alguém aí do assento de cor amarela por favor dê o lugar para esta senhora que está em pé?" Ele repetiu isso três vezes, e na 4a acrescentou que não iria subir a serra com aquela senhora em pé porque ela correria o risco de cair e então a viagem seria interrompida porque teríamos que socorrê-la. Até que alguém gritou "alow vocês do assento amarelo!!", e a moça adormecida acordou, entendeu a situação e deu o lugar para a senhora.

O rapaz e a mulher fingiram que não ouviram ou que não era com eles.

Aquela situação me deixou meio revoltada, porque NINGUÉM se levantou e deu o lugar para a senhora. NINGUÉM!! Traduzo isso como desrespeito e egoísmo, no mínimo. Ninguém pensa que aquela senhora poderia ser sua mãe ou sua avó? Que um dia poderá estar ali, em seu lugar, vivendo a mesma situação, de tamanho descaso?

Sinceramente.....

Perdi as contas da quantidade de vezes que eu, muito cansada, com dores nas pernas, dei meu lugar para um(a) senhor(a) se sentar. Porque julgo que, mesmo com dores e cansada, tenho ainda mais força para me segurar caso aconteça algum acidente ou uma freada brusca. E que meu corpo pode se recuperar com facilidade, diferente do de uma pessoa de idade. Enfim...

Fica aqui o desabafo de uma indignação cotidiana, que vejo, infelizmente, acontecer com frequencia em nossa sociedade. As pessoas só se esquecem que um dia poderá acontecer com elas....

obs.: mérito para o motorista nesta situação, que agiu como todos deveriam!



Mais sobre o assunto:
- Estatuto do idoso
- Direitos do idoso
- Jornal Hoje: Flagrante de desrespeito aos idosos
- Idosos reclamam de discriminação no transporte coletivo
- Idosos sofrem com transporte público
- Idosos convivem com desrespeito nos ônibus

Nenhum comentário: