segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Histórias de busão...

Cada dia que vou ou volto do trabalho de ônibus trago uma (ou duas) história para contar. Resolvi então passar a contá-las!

Hoje estava eu em pé no ônibus, com as costas apoiadas na divisória do lugar do cadeirante (um dos locais mais arejados para uma viagem de 1h30), bem tranquila, contando os minutos que passavam até chegar na Central do Brasil - e põe minutos nisso! - quando de repente entra um baixinho todo comunicativo, com uniforme dos rodoviários e uma sacola na mão:

"Pessoal, estou aqui fazendo minha dupla jornada para ganhar um dinheiro; sou motorista e nas horas vagas camelô (...) 2 amendoins por 1 real e 3 balas de hortelã por um real (...) vocês estão olhando para meu punho, vendo este relógio grande e pensando como ele quer dinheiro com um relógio desses no pulso, mas eu o comprei no camelô, paguei 10 reais, se alguém quiser eu vendo por 20 (...)".

Passou por mim, arrumou uns trocados, e logo depois voltou dizendo que era candidato a deputado estadual, deu seu número e seu nome, disse que já tinha sido candidato a presidente do sindicato dos motoristas de ônibus do Rio, que estava presente na greve de abril quando a categoria conseguiu aumento, plano de saúde etc. e que todos poderiam votar nele se ainda não tivessem candidato.

Fez sua propaganda, vendeu seus doces e foi embora. Nunca tinha visto situação parecida na vida: um candidato a deputado estadual que é motorista de ônibus e camelô nas horas vagas. O mais próximo que cheguei disso foi quando o Eduardo Paes era um mero candidato a deputado e ficava entregando seu santinho nas ruas de Jacarepaguá, muuuito tempo atrás!

Ok, hoje o caminho será longo e a viagem um tanto inusitada, pensei.

Mas, um pouco antes dele entrar no ônibus e acordar a galera, eu estava achando que tinha encostado em um local tranquilo para ficar em pé - afinal, estava com a coluna toda relaxada, apoiada ali. Mas, como a vida é uma aventura, não é que a criança que estava sentada no banco bem atrás resolve passar mal e vomitar?! Jiisuisss!! E logo no início do longo trajeto! Ui ui ui...abri todas as janelas e rezei para o grude não escorrer para os meus pés até que saísse dali.

Só que no meio do caminho, lá veio de novo, outra bomba. Desta vez a reza virou meditação e o negócio foi escorrer mesmo pro meu lado já perto de onde eu tinha que descer.

Até a próxima!
#busaofacts

Nenhum comentário: